Um pequeno resumo da previdência…

C7Iw5AzX4AEXzWU 300x300 - Um pequeno resumo da previdência...

Tenho visto muita gente falando sobre previdência e reforma da mesma. Lamentavelmente, nosso sistema não educa nem ensina questões financeiras, parte direto para o benefícios, “direitos garantidos” e governo, esquecendo algo bem simples: DE ONDE VEM O DINHEIRO E O QUE ACONTECE QUANDO ELE ACABA? (e isso não vale só pra previdência)
Sim, a maioria que está reclamando ou “formando opinião”( AKA doutrinando), incluindo ALGUNS educadores (em geral, os que não são da área de ADM e economia) simplesmente não faz ideia de como o sistema funciona, muito menos das consequências do sistema continuar como é, ao ponto de publicar as coisas mais bizarras…até vídeo do Wagner Moura, um ator que alem de não fazer ideia do que fala é aliado de políticos e outras figuras que ignoram completamente princípios econômicos, basicamente ignorando a realidade. E mesmo assim, a opinião do Wagner, Gregório e outros simplesmente NÃO IMPORTA.
Senhores, dinheiro não cresce em árvore!

Vou explicar aqui de forma bem simples e resumida como funciona o nosso “belo” sistema previdenciário e o motivo da reforma. É importante saber do que se trata antes de sair publicando balela que viu no perfil do amigo engajado ou do doutrinador…eles estão te enganando.

1-O SERVIÇO (vale a pena ressaltar que é serviço e você paga por ele) da previdência no brasil funciona assim:
Você banca os aposentados e reza para que um dia os jovens consigam te bancar. O dinheiro que sai do seu salario hoje não é o mesmo que irá para você quando você se aposentar. Alem disso, o valor será ajustado e você não receberá o que contribuiu, exemplo: contribuiu com 10 salários e acaba recebendo 3.
Não, contribuindo com 10% do seu salário por 30 anos, você não vai receber 100% do seu salario nos seus 15, 20 ou 30 anos de aposentadoria, é IMPOSSÍVEL.

2-Temos um rombo de aproximadamente R$150BI, já não há dinheiro para pagar os aposentados. A Previsão NÃO é de melhora. Chegamos nesse rombo e olha que as coisas ainda nem pioraram de verdade. Só o déficit já é motivo para a reforma, sem discussão…

3-Desde que nosso sistema foi criado, a expectativa de vida cresceu em 30 anos, ou seja, temos que sustentar os aposentados por mais 30 anos. Alem disso, o numero de jovens, especialmente trabalhando tem diminuído, ou seja, nada garante que haverão pessoas suficientes para bancar esses jovens no futuro, e esses jovens já estão perdendo uma bela fatia do salário.

4-O Brasil é exceção (e por isso está falido), ao contrario do que vem falando por ai, a idade de aposentadoria pelo mundo gira em torno de 60 e 70 anos, não 55 e 60 como a gente. Ou seja, o que estamos fazendo é apenas seguir o resto do mundo que está conseguindo “manter” o sistema, ao contrario do que estávamos fazendo nos anos anteriores. E mesmo assim, a previdência nunca funcionará 100%, não funciona em lugar nenhum, aguns países até aboliram ou deixaram como opcional, uma vez que investimentos e previdência privadas funcionam. Você provavelmente recebeu uma imagem do seu prof. de nada a ver com economia ou do seu amigo engajadão falando que na Argentina, Chile, Itália etc.as pessoas se aposentam mais cedo que aqui, E ISSO É MENTIRA! Descarada inclusive.

5-Essa reforma era uma das poucas coisas que a Dilma tentou fazer para tentar “ajeitar” as coisas, ela fez a proposta e planejava aplicar em 2016, mas caiu antes. Sim, ta tendo esse auê todo pois agora é o ex melhor amigo dela que está tentando aplicar a reforma. Não vale mudar de opinião só porque “mudou” de partido.

Mas então, o que acontece se não houver a tal da reforma?
Não haverá dinheiro para pagar os aposentados atuais, muito menos os futuros aposentados! Mesmo com os cortes…você sabe que a pessoa nunca recebe o que contribuiu, né? Muita gente contribuiu com 10 salários e acaba recebendo muito menos.
Mas ok, vamos supor que o gov. federal deseje manter a previdência sem reforma, mesmo sem condição alguma, o que ele faz? Emite mais títulos, faz mais dividas e…imprime dinheiro, gerando altíssima inflação, fazendo salários perderem valor, produtos ficarem caros e outros problemas gravíssimos que não queremos de volta. Ah, e o governo terá que tirar dinheiro de outras áreas importantes para injetar na previdência e tentar “tapar o buraco”.
Alem dos rebaixamentos e falta de credibilidade, que diminuiriam o investimento no país e consequentemente… os empregos.

Agora…a reforma não é suficiente e ela vai poupar com certeza funcionários públicos com mega salários e políticos. E mesmo com a reforma a previdência nunca terá chance de funcionar de verdade, em nenhum lugar ela funciona bem.

Não caia em conversa fiada, ainda mais no papo de que nos outros países nego se aposenta mais cedo! Tem muita, mas MUITA desinformação por ai.
Se a reforma não passar, os principais prejudicados serão os mais pobres e jovens.
Ps. gastamos mais com previdência que o Japão, que tem a maior expectativa de vida do mundo.

Vou resumir mais ainda então pra você: o dinheiro que vai agora pra previdência é o seu, e mesmo tomando seu dinheiro não há garantia que vão conseguir parar os aposentados nem agora nem na sua hora nem na dos seus descendentes. Não tem de onde tirar dinheiro. É questão de matemática e economia, não opinião. Esses 5 anos a menos de trabalho para alguns podem gerar o triplo de miséria para as gerações futuras.

Agora fontes, todos amam as fontes…

Déficit:
http://www.previdencia.gov.br/…/Resultado-do-RGPS-2016-12-u…

Idades:

1-http://pt.tradingeconomics.com/country-l…/retirement-age-men

2- OECD
2.1 OECD atuais:
http://www.oecd-ilibrary.org/…/current-retirement-ages_pens…

2.2 OECD Futuras:
http://www.keepeek.com/…/future-retirement-ages_pension_gla…

3- Suiça (65 anos H, 64 anos M)
https://www.ch.ch/en/retirement-age/

Rombo:
1-http://g1.globo.com/…/rombo-da-previdencia-social-cresce-74…

2-http://www.brasil.gov.br/…/rombo-da-previdencia-chega-a-r-1…

Opinião e analise:

Texto facil de ler do Alan Ghani – Mestre e Doutor em Finanças, Economista, Consultor, Palestrante, Prof. de Economia e Finanças (FIA e SaintPaul) e Articulista do InfoMoney:
http://www.infomoney.com.br/…/contra-reforma-previdencia-en…

Sobre a proposta da Dilma: http://economia.estadao.com.br/…/geral,dilma-diz-que-fara-o…

Australianos explicando que se aposentadorias prematuras não dão certo. Lembrando que eles se aposentam perto dos 70.
http://virginmoney.com.au/…/retirement-ages-around-the-wor…/

Opinião de Fabio Giambiagi– Um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de finanças públicas e previdência social, faz parte do Departamento Econômico do BNDES desde 1996. Entre 1993 e 1994, trabalhou no BID, em Washington. Também foi prof. de diversas cadeiras na UFRJ e da PUC. É mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ e graduado pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ (FEA/UFRJ).
http://economia.estadao.com.br/…/giambiagi-e-a-reforma-da-…/

Comentários

Comentários

One Response to “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *