O Bitcoin é a cara da Liberdade

bitcoin - O Bitcoin é a cara da Liberdade

No meio liberal, há muita conversa.  A todo o momento, pessoas estão discutindo teorias e ideias de como viver em uma sociedade mais livre. O Bitcoin leva essa discussão de liberdade teórica para o campo prático, com essa nova ferramenta podemos experimentar a liberdade monetária plena. O Bitcoin é uma tecnologia que tem o potencial de mudar o mundo. Devido à sua natureza voluntária e descentralizada, é uma inovação da liberdade digital, o início da próxima revolução digital. A internet tem feito mais para a causa da liberdade do que qualquer outra invenção até a data de hoje.

A segurança proporcionada pela criptografia combina perfeitamente com a descentralização fornecida pela tecnologia “peer-to-peer”, a mesma utilizada pelo Torrent e pelo Tor, liberta as pessoas que estejam dispostas a realizar transações sem a necessidade de terceiros: um banco ou o governo[1]. Fora isso, a tecnologia oferece certo anonimato por usar uma “chave privada”, porém cada Bitcoin tem seu próprio identificador, o que torna virtualmente impossível de ser falsificado, uma vez que a identidade do proprietário é conhecida, é possível monitorar todos os gastos subsequentes dessa carteira, analisando a informação embutida no computador baseado num registro público, o chamado “block chain”[2].

A moeda virtual tem, obviamente, um forte conceito de propriedade privada, em que duas pessoas não podem possuir a mesma unidade ao mesmo tempo. Os pagamentos são quase instantâneos e independentes da localização geográfica. Ninguém precisa passar por um processo de aprovação para usá-las e tampouco é forçado a isso. A sua natureza voluntária faz dela um caso da vida real da moeda de livre mercado. Como um consumidor, você não tem que fornecer informações pessoais, como seu nome, endereço residencial e número de conta. Como um comerciante, você não tem que pagar taxas altas para vender seus produtos, ou esperar semanas para que os pagamentos sejam processados. Porque o valor do Bitcoin não pode ser influenciado pela inflação, os usuários são imunes às destrutivas autoridades centrais.

Já pensou, caro leitor, quando essa tecnologia estiver massificada? Poder comprar aquele gadget novo num dos shoppings da cidade indo de Uber sem nem precisar ir ao banco e sem taxas de cartão de crédito?

Nem precisa dizer o que seria mais barato, rápido e eficiente… Apesar das dificuldades, principalmente impostas pelo governo à essa novidade monetária, a facilidade que o Bitcoin trouxe para as discussões liberais é a demonstração do benefício que o mercado livre produz.

O site do Estudantes pela Liberdade Espirito Santo tem novas publicações todos os dias às 19h


[1] MINEIRO, Gabriel. O Futuro do Dinheiro: Como a era digital está mudando a moeda – Blog Hipertacular

[2]  Quanto você sabe sobre bitcoin? Conheça termos mais usados que envolvem a moeda virtual – Site IT Fórum 365

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *