A mobilidade social no capitalismo

“Se venho dos Estados Unidos para a Argentina e vejo um homem na
rua, não posso dizer qual é seu status social.” – Ludwig Von Mises

sextou 300x169 - A mobilidade social no capitalismo

 

Olhando para esta foto você consegue adivinhar quem são os ricos e quem são os pobres?
(guarde bem essa pergunta pois ao final você entenderá o motivo dela).

Já dizia Mises em “as seis lições”, hoje há relativamente pouca diferença entre a vida básica do chamados classes mais altas e das classes mais baixas, ambas possuem dinheiro, roupas, alimentos e abrigo.

Uma da mais frequentes acusações sobre o capitalismo é que o ele aumentou a desigualdade, isso é verdade, mas aqui evoco o economista francês Frederic Bastiat com sua icônica frase “Ce quon
voit et ce qu’on ne voit pas.” (“O que se vê e o que não se vê”), a maioria esquece ou ignora quem em eras pré-capitalistas éramos todos iguais, sim, mas igualmente pobres.

Com capitalismo veio ascensão de classes e a diminuição da pobreza, no primeiro ponto é bom lembrarmos do economista e sociólogo italiano Vilfredo Pareto e seus escritos sobre a circulação das elites na qual diz que haverá sempre no topo da escada social pessoas ricas, politicamente importantes, mas essas pessoas – essas elites – estão em contínua mudança, e com a diminuição da pobreza a frase do começo do texto protagonizada por Mises faz todo sentido.

Hoje a maioria das pessoas de classes mais baixas podem ir ao mesmo Shopping Center da classe alta, não há mais segregação social (coisa que acontecia há séculos atrás em eras pré-capitalistas), em uma foto não se tem como adivinhar a posição social de alguém.

Frequentemente ouvimos falar de alguém que começou baixo na vida, às vezes como um camelo, e se tornou o dono de uma emissora de televisão, mas também ouvimos dizer de um filho de dos Barões do petróleo e que agora está pobre.

O capitalismo permitiu a ascenção social, permitindo que pobres se tornassem ricos, melhorando o bem estar de vida para todos, criando esse integração social que hoje existe.

Quanto mais liberdade para o homem, mais ele muda o ambiente ao seu redor, em sua maioria para melhor!

 

Dados apresentados no texto estão compilados em:
http://humanprogress.org/blog
http://yourlifeinnumbers.org

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *