Bitcoin,Ethereum, Dash e Zcash: Como tais moedas mudaram o mundo criptografado.

bitcoin perfecthue 300x188 - Bitcoin,Ethereum, Dash e Zcash: Como tais moedas mudaram o mundo criptografado.

Nos dias de hoje tem se tornado cada vez mais comum utilizar moedas criptomoedas como forma de realizar trocas voluntárias por indivíduos que desejam ter as suas relações comerciais mais seguras e difíceis de serem descobertas pelo governo, sendo a mais utilizada conhecida como Bitcoin que é capaz de realizar compras e vendas p2p (person to person- pessoas para pessoa) – ou seja sem haver a necessidade de uma agência estatal regulamenta-la, fazendo com que esta ajude milhares de pessoas a viverem livres da escravidão governamental (principalmente em países socialistas aonde a única moeda emitida pelo governo é a do próprio país para os seus “cidadãos comuns”).

Até 2008 os investimentos em ouro eram considerados interessantes para as pessoas que buscavam uma volatização anual que poderia ultrapassar os títulos públicos brasileiros emitidos pelo tesouro direto, os títulos pré-fixados e pós-fixados e buscassem em compensação um risco o qual dificilmente tornaria o investimento desinteressante, já que na maioria dos anos durante o Século XXI ele costumava demonstrar uma volatização entre aproximadamente 12-30 por cento ao ano, enquanto os títulos públicos que dependem da taxa de juros Selic(baseada na inflação anual) para se tornarem interessantes não conseguiam demonstrar porcentagens tão altas como as do ouro.

No entanto com o surgimento de moedas como Bitcoin, Litecoin, Dash, Ethereum e Zcash, tal investimento se tornou inferior ao se comparar com a volatização mensal e anual de tais moedas- a bitcoin como exemplo se investido anualmente pode passar de 200 por cento dependendo do cenário econômico e político do momento, a Ethereum entre julho e outubro deste ano volatizou aproximadamente 50 por cento, sendo que ao longo do ano a moeda chegou a ficar 300 por cento mais valorizada.

A bitcoin é uma moeda que é criptografada a partir da mineração da moeda e hoje em dia alcançou padrões unicamente calculados por computadores de alta qualidade por que a mineração funciona a partir de uso de números primos não utilizados na blockchain (que é o bloco criptografado que anota todas as transações da bitcoin), as pessoas que mineram as bitcoins possuem incentivos econômicos para decodificar novas moedas ou em manter as transações mais rápidas e eficientes entre os usuários do sistema.

Um caso possível de ser mencionado para referenciar a transparência dos Bitcoins é o do “Dead Pirate Roberts” (codename de Ross Ulbricht) o qual ofertava drogas ilícitas em seu site “Silk Road” pela deep web. Sendo que as trocas eram realizadas pelo endereço da blockchain que ele disponibilizava e o endereço de e-mail concedido para ele se comunicar com os usuários. Após investigações policiais serem realizadas, foi se descoberto que Ross era um leitor de Ludwig Von Mises e acreditava em seus ideais de sociedades livres – sendo que ele anunciava parte dos riscos das drogas vendidas e prescrevia cuidados para a utilização de tais. Infelizmente ele foi preso e é mantido em uma prisão solitária na Califórnia como uma forma de punição adequada por seus crimes de “realizar trocas voluntárias pacificamente”.

Partindo para a importância do sistema da Ethereum pode se exaltar o modelo ofertado de contratos privados através de uma plataforma descentralizada de governos privados, criptografada- sendo que tal é isenta de censura, fraude, ou paralisação do sistema. Tal sistema tornou projetos como o Free State Project e Liberland cada vez mais próximos de se tornarem ativamente possíveis por longos períodos, fora que ele também facilita a possibilidade de contratos como casamentos ou de emprego se tornem fiéis e com acordos implicitamente aceitados e impossíveis de serem alterados (fato que evita abusos caso alguma entidade discorde de alguma pauta contratada após finalizado o acordo).

O DASH (ou como era chamado previamente “darkcoin”) é uma criptografia privada (ou seja não é qualquer membro que utiliza o sistema que pode ter acesso as transações), que possibilita as pessoas obterem trocas voluntárias sem espalhar o registro de suas transações para âmbitos públicos. Tal sistema facilita as trocas voluntárias as quais muitas vezes ocorrem de forma rudimentar (seja através de trocas de ativos como ouro ou com troca de favores) se comparado com a praticidade que a tecnologia criptografada oferece.

O DASH possui uma criptografia diferente da bitcoin por possuir nódulos e nódulos mestres o que leva à os usuários possuírem maior privacidade em suas transações. Os nódulos servem para possibilitar a transação da moeda entre os indivíduos que desejam realizar a troca, enquanto os nódulos mestres servem para gravar tais transações e organiza-las de maneira randômica para dificultar o descobrimento das ações por hackers invasores do sistema.

Parte das moedas criptografadas (como a bitcoin) possibilitam os seu usuários de baixarem de suas carteiras hot (carteira online que possibilita as transações diretas da moeda) as moedas para uma carteira cold (carteira off-line que permite os usuários armazenarem suas moedas com segurança através de senhas impostas por eles), tornando o transporte de tais moedas mais simples e seguro que o dinheiro físico ( já que qualquer HD interno e externo-incluindo smartphones podem carregar as moedas).

As moedas criptografadas permitiram as pessoas de se aderirem a um sistema monetário mais economicamente estável (por estas não serem manipuladas pelo governo) e buscarem maneiras de realizarem ações sem haver a necessidade de entidades terceiras adquirirem informações de tais. É possível que em futuros próximos os indivíduos indignados com o sistema em que vivem dominados por governos impostos de forma ilegítima perante os direitos naturais humanos, já que o método utilizado pela maioria dos governos inclui a imposição de força física para manter o sistema funcional.

A sociedade que passa a acreditar na moralidade da formação de sistemas voluntários feitos por indivíduos livres se desenvolve economicamente de forma positiva muitas vezes se tornando exemplos em rankings de idh (podendo-se citar como exemplo a monarquia de Liechtenstein que possui o sexto maior idh do mundo de 0,891) ;as menores taxas de homicídio do mundo(sendo que no ano de 2014 chegou a ser 2,7 homicídios intencionais a cada 100.000 pessoas); uma expectativa de vida atualmente de 83,5 anos; PIB per capta de 118.040 dólares fora que tais desenvolvem tecnologias capazes de tornar a vida das pessoas ricas e mais prósperas a adquirirem novos estilos de vida em prol de voluntarismo.

 

 

 

 

 

 

Referências: https://www.ethereum.org/

https://freestateproject.org/

https://liberland.org/en/main/

http://www.liechtenstein.li/

http://www.datosmacro.com/demografia/homicidios/liechtenstein

https://bleutrade.com/exchange/GB/BTC – plataforma de criptomoedas.

https://foxbit.com.br/ – corretora de bitcoin BR.

https://localbitcoins.com/pt-br/ – plataforma de trade p2p de bitcoin

https://en.wikipedia.org/wiki/Dash_(cryptocurrency)

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *