10º Grupo de Estudos Domingos Martins

No último sábado, dia 04/06, o Grupo Domingos Martins realizou seu décimo encontro. Pra comemorar a ocasião, realizamos um debate sobre a livre imigração de pessoas, com os debatedores Luan Sperandio, Jeovana Vazzoler e Breno Panetto defendendo a livre circulação e Daniel Galvêas, Fabrício Vimercati e Lorenzo Mill defendendo diferentes níveis de regulamentação.
O tema é um dos mais importantes da atualidade, considerando a crise imigratória que afeta o Continente Europeu, não em termos econômicos ou sociais, mas da paz e da ordem espontânea da sociedade.

Durante o debate, foi provado que a livre circulação de pessoas é uma causa de prosperidade econômica global e a interação cultural pacífica entre povos são extremamente positivas para o desenvolvimento humano, como já houve em vários períodos históricos, como na livre circulação de pessoas no período das grandes navegações, na imigração ítalo-germânica para as Américas, bem como a singular imigração mundial de pessoas para os EUA.

A Europa é um continente idoso, o estado de bem estar social (Welfare State) caminha para o esperado fracasso, já que a pequena população jovem não se torna capaz de sustentar a crescente população idosa que não paga impostos, mas usufrui dos benefícios pagos pelo Estado. Nesse cenário, imigrantes pacíficos que chegam em busca de melhores condições de vida, trabalham e reaquecem a economia.

Existem outras questões que não foram elucidadas no debate, mas podem ser temas de debates futuros. Confira alguns artigos sobre o tema discutido:
A teoria libertária sobre a livre imigração
Mercado Popular: Imigração

Relacionados

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *